Tecnologia

A Meta Microsoft e outros gigantes da tecnologia garantem que o metaverso será aberto

118views

A meta a microsoft e outras 33 empresas com peso tecnológico, entraram num acordo com direito a assinatura, com intuito de criar um metaverso aberto e interoperável. Mas as principais vozes em criptografia não estão convencidas.

Nesta terça-feira (21 de junho) 35 empresas de tecnologia, dentre elas grandes nomes como; Microsoft, Meta (anteriormente conhecida como Facebook), Alibaba e Sony,  anunciaram a sua associação fundadora numa organização que se autodenomina Metaverse Standards Forum.

A Meta Microsoft e outros gigantes da tecnologia garantem que o metaverso será aberto

A Meta Microsoft e outros gigantes da tecnologia garantem que o metaverso será aberto
A Meta Microsoft e outros gigantes da tecnologia garantem que o metaverso será aberto

O objetivo declarado do Fórum: promover a coordenação e cooperação entre as centenas de empresas que atualmente disputam para criar (ou, dependendo de quem você perguntar, dominar) o metaverso ainda nascente: uma coleção imersiva de espaços e mundos digitais navegados através de avatares 3D que muitos veem como o futuro da internet.

Os grandes conglomerados da tecnologia do fórum, afirmam que se uniram para estabelecer padrões para a criação de um “metaverso aberto e inclusivo”. Poremos criticos da tecnologia do mundo todo, creditam que o metaverso será construído em redes blockchain abertas e sem permissão – dizem que há motivos para serem céticos.

“Acho que devemos sempre permanecer céticos”, disse Danny Greene, gerente geral do Meebits DAO , ao Decrypt. “No final das contas, estamos a lutar por um futuro descentralizado e essas são corporações que estão representando os acionistas.”

A chave para o objetivo declarado do Fórum de criar um metaverso aberto, incapaz de ser controlado por uma empresa, é uma palavra específica: interoperabilidade.

O mundo imagina o metaverso como uma constelação de muitos “bairros” digitais, cada um construído por uma empresa diferente. Para que esses bairros digitais sejam facilmente percorridos, seria necessário que ativos digitais de todos os tipos passassem livremente, de forma interoperável, de um bairro para o outro.

Alcançar a interoperabilidade seria um feito técnico (pense em fazer um vestido digital, por exemplo, se transformar instantaneamente de um mundo 2D em 3D), mas também econômico e político.

Os críticos da big tech temem que as grandes corporações que estão a entrar no metaverso tenham uma visão diferente para ela: uma em que uma empresa como a Meta mantém os seus mercados digitais e, crucialmente, dados e análises, firmemente sob seu controle, em um ambiente digital mais isolado. De bairros sem fronteiras.

Depois que o Meta mergulhou de cabeça no metaverso e mudou seu nome de Facebook no outono passado, construtores do metaverso, como o cofundador e líder de crescimento da Sky Mavis, Jeff “Jiho” Zirlin, rotularam o evento como o primeiro tiro em uma “ batalha pelo futuro da internet” . ”

O post A Meta Microsoft e outros gigantes da tecnologia garantem que o metaverso será aberto apareceu primeiro em Afrinews24.

Leave a Response