O Google encerrou hoje oficialmente seu serviço de jogos em nuvem Stadia. O serviço, lançado em novembro de 2019, foi projetado para oferecer suporte a jogos baseados em nuvem em vários dispositivos, incluindo PCs, Chromebooks, Macs, iPhones e iPads.
Relatos sobre o desempenho medíocre do Stadia entre os jogadores começaram a surgir no início de 2021, logo depois que o Google decidiu fechar seu único estúdio interno de desenvolvimento de jogos Stadia, Stadia Games and Entertainment (SG&E), com apenas dois anos.
Desde o anúncio do encerramento do serviço em setembro de 2022, o Google tem cumprido sua promessa de reembolsar quem comprou o serviço Stadia durante sua operação, incluindo jogos, conteúdo para download e os controles fornecidos pelo serviço. O Google começou a processar os reembolsos em novembro, tendo dito anteriormente que esperava processar “a maioria” deles antes que a plataforma fosse encerrada.
As alças de controle Stadia destinam-se a conectar-se diretamente aos servidores Stadia via Wi-Fi, em vez de a um computador host ou PC, mas cada alça de controle inclui um chip Bluetooth não utilizado. Como resultado, o Google forneceu aos proprietários as ferramentas para habilitar o Bluetooth para as alças de controle Stadia, o que permitirá que sejam usadas com dispositivos locais depois que a plataforma Stadia for desativada.
O Google lançou na semana passada o Worm Game, um dos últimos jogos do Stadia, um jogo beta que marcou a chegada do desligamento.
Nos meses que antecederam o desligamento da plataforma, a loja Stadia foi fechada e todas as atividades comerciais na plataforma Stadia foram encerradas, incluindo transações no jogo.