Bruce Straleyco-criador de O último de nósaparentemente não gostou de ele não ter sido mencionado nos créditos finais do jogo e desde então fez alguns comentários que são alarmantes e preocupantes para a indústria como um todo.
Recentemente, Straley conversou com o Los Angeles Times sobre como a falta de crédito que lhe foi dada pelo recente piloto de HBOA série The Last of Us está relacionada à falta de direitos dos trabalhadores na indústria de jogos. Para ser justo, porém, a responsabilidade primária de Straley era apenas a mecânica do jogo, enquanto Druckmann foi responsável pela história e roteiro (algo que pesa mais na hora de pensar em uma série).
Straley, por outro lado, tinha suas próprias opiniões sobre o assunto e deixou bem claro que estava preocupado com isso. Ele pressionou pela formação de sindicatos para que “os criadores pudessem se proteger”. Será interessante ver como a indústria responde a esse comentário, que obviamente é preocupante. Em particular, ele fez a seguinte declaração:
É um argumento para a sindicalização que alguém que fez parte da co-criação desse mundo e desses personagens não está recebendo um crédito ou um níquel pelo trabalho que colocou nele. Talvez precisemos de sindicatos na indústria de videogames para proteger os criadores.
-Bruce Straley
Straley, que trabalhou para cão impertinenteque tem a reputação de ter um local de trabalho insalubre, deveria saber mais. É possível que esse tenha sido um dos fatores que o levaram a largou o emprego na empresa há seis anos. Mesmo naquela época, ele estava descontente com o desenvolvimento de Uncharted 4 e expressou seu descontentamento ao estúdio.
Depois do desenvolvedor de Uncharted Amy Hennig saiu do estúdio, ele e Druckmann assumiram o desenvolvimento do jogo em que ela estava trabalhando e, apesar de não ter nenhum interesse pessoal nele, ele rapidamente se cansou com o ritmo acelerado do projeto.
A conexão que Straley tem com a Sony e a Naughty Dog foi descrita como “tensa” pelo LA Times. Apesar de parecer do lado de fora, a observação de Straley não indica que ele tenha rancor contra Druckmann ou qualquer outra pessoa da Naughty Dog. Em vez disso, revela quão pouco controle alguém na indústria de videogames tem sobre sua produção.
Quando se trata de jogos, no entanto, sony pode reivindicar propriedade total e cortar um criativo chave como Straley de um acordo de licenciamento, enquanto na televisão fortemente sindicalizada e na indústria cinematográfica, o crédito é zelosamente guardado e estritamente regulamentado, e talvez seja por isso que Straley está pressionando pela sindicalização.
Resta ver como a indústria reage a isso, no entanto, deixe-nos saber seus pensamentos sobre isso nos comentários. Até então, iremos mantê-lo informado sobre quaisquer desenvolvimentos, à medida que novas informações estiverem disponíveis.