Depois do desencontro entre as premiações Fifa The Best e Bola de Ouro por conta dos diferentes períodos adotados – com a Copa do Mundo masculina realizada pela primeira vez no fim do ano -, a parcial de melhores do mundo do ge está de volta para analisar 2022/23 até aqui.
Jornalistas do esporte da Globo deram seus votos para o pódio entre jogadores, goleiros e técnicos, num recorte que começou em agosto do ano passado e vai terminar em junho, depois da final da Champions League. Portanto, estes não são votos definitivos para a temporada, e o critério fica mais próximo ao que foi adotado pela France Football na Bola de Ouro.
Os votos foram computados no dia 27 de abril, sexta-feira. Os primeiros colocados de cada top 3 recebem cinco pontos, os segundos três e os terceiros um.
A Copa do Catar entra na análise, e o peso da conquista da Argentina leva Messi, Emiliano Martínez e Lionel Scaloni aos pódios. Todos eles venceram o último The Best, que valeu pela temporada 2021/22 e o último semestre do ano passado.
Entre os jogadores, dois destaques de times que seguem vivos na atual Champions aparecem na disputa: Haaland, do Manchester City, e Vini Jr, do Real Madrid. O goleiro mais destacado segue sendo Courtois, e Guardiola aparece como líder entre os treinadores.
No futebol feminino, às vésperas da Copa do Mundo, que começa dia 20 de julho, a disputa está muito acirrada – muito também pela ausência dos gramados, por lesão, de alguns dos destaques da temporada anterior, como Alexia Putellas e Beth Mead.
Entre as jogadoras, desponta o talento da espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, seguida pela artilheira australiana Sam Kerr, do Chelsea. A alemã Merle Frohms e a inglesa Mary Earps foram as mais votadas entre as goleiras. A holandesa Sarina Wiegman, que comanda a seleção da Inglaterra, lidera com folga entre treinadoras e treinadores.
Fonte: https://ge.globo.com/