A FIFPro Europa, as Ligas Europeias e La Liga realizaram, ao início da tarde desta segunda-feira, uma conferência de imprensa conjunta, na qual anunciaram que fizeram chegar à Comissão Europeia uma queixa formal contra a FIFA.
O grupo acusa o organismo que rege o futebol mundial de “conflito de interesses” e “falta de diálogo significativo com os parceiros sociais”, no âmbito da organização do renovado Campeonato do Mundo de Clubes, que irá decorrer no verão do próximo ano de 2025, com a já confirmada presença de FC Porto e Benfica.
Em forma de comunicado, as três entidades alertam para “as preocupações levantadas pelos jogadores sobre o impacto que um calendário futebolístico insustentável tem na saúde, bem-estar e longevidade da carreira”.
“O comportamento da FIFA também ameaça a sustentabilidade económica e social, e a estabilidade de competições nacionais importantes, que têm sido desfrutadas, durante gerações, por adeptos, na Europa e em todo o mundo”, pode ler-se.
“A FIFA detém papéis conflitantes enquanto organismo governador e organizador de competição, o que deu origem a um conflito de interesses (…). A FIFA usou o seu poder regulador para promover os interesses comerciais às custas dos parceiros sociais”, acrescenta.