“O Geny tem demonstrado ao mundo a qualidade e o talento que o nosso país tem para oferecer. Ele é um exemplo de que com dedicação, trabalho árduo e apoio, os nossos jogadores podem alcançar o mais alto nível internacional”, disse Sidat, numa homenagem ao jogador moçambicano, realizada na segunda-feira à noite em Maputo.
Geny Catamo, o primeiro moçambicano campeão pelo Sporting, em Portugal, desde a independência de Moçambique, nasceu a 06 de janeiro de 2001, na Beira, centro do país, cidade onde deu o primeiro título nacional à Associação Black Bulls, em sub-19.
“A mensagem que eu tenho é de agradecimento, porque sinto a paixão que eles têm por mim. E não tenho como descrever. É só mesmo agradecer pelo acompanhamento da minha carreira”, disse o jogador, na mesma homenagem, sobre o apoio dos adeptos moçambicanos, acrescentando: “Agora, que estou nesta fase, é tudo bonito. É manter o foco naquilo que eu quero e o caminho vai decidir por si”.
Catamo juntou-se na segunda-feira aos colegas da seleção moçambicana de futebol, que disputa na sexta-feira, em Maputo, com a Somália, e três dias depois, em Marrocos, com a Guiné Conacri, a terceira e quarta jornadas do Grupo G, de qualificação para o Mundial2026.
Moçambique soma três pontos no Grupo G, fruto de uma vitória fora contra o Botsuana por 3-2, na primeira jornada, e de uma derrota em casa frente à Argélia por 2-0.
O Mundial de 2026 vai realizar-se nos Estados Unidos, Canadá e México.