OSporting qualificou-se, na noite desta sexta-feira, para os oitavos de final da Taça de Portugal ao golear na receção ao Amarante por expressivos 6-0, num jogo que marcou a estreia de João Pereira na equipa principal dos verde e brancos.
Num jogo de sentido único no Estádio de Alvalade, Marcus Edwards foi a figura do encontro e marcou dois golos. Ricardo Esgaio, que se estreou a marcar esta época, Harder e Francisco Trincão anotaram os cinco golos deste ‘novo’ Sporting. Gyokeres, depois de dois remates ao poste, fechou a contagem.
Filme do jogo
As bancadas de Alvalade pintaram-se a rigor nesta fria sexta-feira à noite para o primeiro jogo na nova era nos campeões nacionais. Já com Ruben Amorim bem longe de Lisboa, João Pereira cumpriu o primeiro jogo na equipa principal e entrou em campo fortemente apoiado pelos adeptos presentes no estádio, mas também com a benção do seu antecessor que lhe tinha desejado as maiores felicidades horas antes.
Diante de um Amarante que segue nos lugares de subida da Liga 3, e que defrontava os verde e brancos apenas pena segunda ocasião, João Pereira fez uma revolução na equipa inicial. Em relação ao último jogo, com o Sporting de Braga, o treinador leonino manteve apenas quatro jogadores no onze: Matheus Reis, Daniel Bragança, Hjulmand e Trincão.
E não foram precisos muitos minutos para perceber que a máquina verde e branca estava bem oleada. Uma peça importante na engrenagem do Sporting saiu rumo a Manchester, mas certamente ficou feliz quando viu o primeiro golo a surgir aos dez minutos. Edwards serpenteou pelo meio da defensiva amarantina dentro da grande área e atirou a contar.
Cinco minutos depois, houve espaço para uma estreia a marcar esta temporada. Após um cruzamento rasteiro de Daniel Bragança, Esgaio surgiu no coração da área para ampliar as contas aos minutos. O terceiro surgiria em cima da meia hora de jogo. Harder, que havia bisado em Braga, atirou colocado para mais um golo aos 28 minutos.
A goleada acabaria por chegar ainda dentro da primeira parte. Já depois do Amarante ter ficado perto de dar o ar da sua graça em Alvalade, Edwards bisou em cima do apito para o intervalo. Após um trabalho na direita entre Esgaio e Bragança, o inglês só teve de empurrar para o seu terceiro golo esta temporada.
Gyokeres contra os postes e estreias
Com o encontro mais do que resolvido, João Pereira optou por poupar alguns dos principais jogadores tendo em vista o jogo de terça-feira com o Arsenal e deixou Hjulmand e St. Juste no banco para a segunda parte, dando minutos a Quenda e Morita. E não demorou muito tempo até o marcador voltar a funcionar. Depois de ter atirado muito por cima na jogada anterior, Francisco Trincão deu o melhor seguimento a uma combinação com Harder e anotou o 5-0 aos 57 minutos.
A passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal estava mais do que assegurada e João Pereira utilizou o jogo de estreia na equipa principal para promover novas estreias nos seniores dos verde e brancos. João Simões e Henrique Arreiol somaram os primeiros minutos juntos dos ‘graúdos’, com Gyokeres a saltar do banco para ‘molhar’ a sopa.
O avançado sueco atirou dois livres diretos ao poste, que poderiam ter dado dois belos golos, mas acabou por fazer o gosto ao pé à beira do fim. O árbitro assinalou grande penalidade nos últimos minutos e Gyokeres fechou a contagem em cima do minuto 90.
O Sporting segue, assim, para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, Fica agora à espera do vencedor do encontro entre Famalicão e Santa Clara para saber quem defrontará nos oitavos de final da competição.
Momento do jogo: O bis de Edwards em cima do apito para o intervalo colocou um ponto final nas dúvidas (se é que ainda existiam) em relação ao vencedor do encontro.
Onzes
Sporting: Kovacevic, Fresneda, Ricardo Esgaio, Jeremiah St. Juste, Inácio, Matheus Reis, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Marcus Edwards e Harder.
Amarante: Didi, Obama, João Filipe, Daniel Alves, Hélder Pedro, Ká Semedo, Faissal, Okoli, Diogo Vila, Dinho e Godwin.
Antevisão
Esta sexta-feira é dia de estreias no Estádio de Alvalade. João Pereira cumpre o primeiro jogo como treinador do Sporting, depois de ter sucedido a Ruben Amorim. Caberá ao ‘terciário’ Amarante o batismo do técnico, nesta quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Os leões, finalistas na época passada, terão mesmo honras de abertura da ronda contra um adversário que ocupa os lugares de subida da Liga 3 – é segundo classificado na Série A da competição. Para chegar a esta ronda, o clube portuense o Lajense, ao passo que os verde e brancos afastaram o Portimonense.
A única vez em que os dois clubes se cruzaram nesta competição foi em dezembro de 1979, há quase 45 anos. Na altura, os verdes e brancos foram obrigados a horas extraordinárias, depois de terem empatado 1-1 em Amarante, após prolongamento, resolvendo a questão em Lisboa, com uma goleada por 5-0.