O Sporting perdeu, este domingo, a liderança isolada da I Liga, ao registar um penalizador empate, por 2-2, no terreno do AVS, depois de ter estado em vantagem por dois golos sem resposta. O defesa-central Diomande foi o vilão, com um pénalti cometido e ainda uma expulsão, por acumulação de cartões amarelos.
Focados em recuperar o primeiro lugar, depois da ameaça feita pelo Benfica, que triunfou (3-0) na receção de sábado ao Boavista, o técnico Rui Borges fez regressar Trincão e Gyokeres ao onze inicial, depois de descansarem frente ao Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões. A dupla esteve em plano de evidência: Trincão fez uma assistência (a 10.ª na Liga) e Gyokeres assinalou o 23.º golo no campeonato, voltando a fazer o icónico festejo da máscara passado um mês.
Depois de uma primeira parte bem conseguida, os leões surgiram com uma postura algo estranha, baixando o bloco e deixando Gyokeres, praticamente, sozinho no ataque. As iniciativas do AVS estavam controladas, mas tudo complicou a partir do minuto 71. E como tem sido apanágio na temporada leonina, a lei de Murphy apareceu já no sexto minuto da compensação, com o golo de Gustavo Mendonça, fora da área.
Desta forma, o Sporting partilha agora o topo com o Benfica, ambos com 53 pontos, sendo que poderá ver o FC porto reduzir para 4 pontos a diferença. Já o AVS continua na 16.ª e antepenúltima posição, com 20 pontos, mas com claros sinais de melhoria desde a chegada do técnico Rui Ferreira, que realizou o segundo jogo à frente da equipa.