EmpregoMaputoSaúde

Vaga – Paralegal – Maputo

1.3kviews

ANÚNCIO 

O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), pretende contratar pessoal para a posição abaixo mencionada, baseado nas Unidades Sanitárias da Cidade de Maputo, com as seguintes qualificações: 

POSIÇÃO: Paralegal (1 VAGA) 

O Paralegal é o actor responsável pela implementação das actividades comunitárias do módulo de Direitos  Humanos. Cabendo a ele, de entre outros, assegurar as actividades de literacia legal e de oferta dos serviços  jurídicos relacionados ao HIV e TB. 

Principais Responsabilidades 

o Conduz acções de literacia legal através das palestras matinais nas unidades sanitárias, nas sessões dos  diálogos comunitários, nas sessões de engajamento masculino, bem como nos grupos de Mãe para Mãe. o Identifica, faz a gestão, encaminha as instâncias competentes os casos de violação dos Direitos Humanos  registados nas Comunidades e US;  

o Faz o levantamento das barreias junto aos Comités de saúde e implementa o plano de ação para a  remoção da barreira junto aos Comités de Co-gestão e outras instâncias relevantes para garantir um  ambiente favorável para a melhoria de oferta de serviços de saúde humanizados e livres do estigma e  discriminação.  

o Participa de programas de rádio e televisão a fim de fazer a divulgação dos direitos e deveres das pessoas  vivendo com HIV e em tratamento da TB;  

o Realiza formações em serviço aos demais actores comunitários sobre matérias de Direitos Humanos para  a saúde. 

o Realiza sessões de sensibilização dos trabalhadores nos locais de trabalho sobre os Direitos dos  trabalhadores vivendo com HIV e em tratamento da Tuberculose.  

Qualificações e Experiência requerida: 

  • Ter o mínimo 12ª classe de escolaridade;  
  • Ter domínio de Direitos Humanos e Género;  
  • Ter domínio das temáticas de HIV e TB desde formas de transmissão, prevenção e tratamento;
  • Experiência de trabalho como Paralegal ou Defensor de saúde; 
  • Experiência em mediação, conciliação e resolução de casos por via extrajudicial;
  • Saber falar a (s) língua (s) local (ais) do distrito onde estiver inserido constitui uma vantagem. 

Formas de Candidatura: 

Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum  Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser consultadas, para:  recursoshumanos@ccsaude.org.mz e indicar no assunto do email a posição a qual se candidata. Ou poderá  submeter a candidatura nos escritórios da organização, na Av. Zedequias Manganhela nº 25 A, Bairro da  Matola A, das 7:30 as 16:30h, onde poderá ter acesso aos Termos de Referência para a posição acima referida,  até o dia 07 de Junho de 2024

Somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados. 

O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos  poderão acionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer  funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber: 

  • Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800; 
  • Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e
  • Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz