Emprego

Vaga – Assessor Clínico Provincial

313views

O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), pretende contratar, no âmbito da implementação das actividades na Cidade de Maputo, financiadas pelo CDC, as seguintes posições:

POSIÇÃO: Assessor Clínico Provincial

Sob a liderança dos Serviços de Saúde da Cidade de Maputo (SSCM), e em coordenação com o Parceiro Clínico de Implementação, assim como a Direcção Municipal de Saúde da Cidade de Maputo, o assessor clínico dará assistência na concepção, execução, coordenação e acompanhamento dos programas de Prevenção e Cuidados Clínicos de ITS/ HIV/SIDA incluindo as áreas de ATS, SMI, APSS, TB, Lab e Farmácia e outros. Esta é uma posição a tempo inteiro baseada nos Serviços de Saúde da Cidade de Maputo, apoiando directamente o Director dos Serviços, o Médico Chefe Provincial assim como a equipe técnica na implementação das actividades em coordenação com o parceiro clínico.

O objectivo desta posição é de fortalecer a liderança e a capacidade dos SSCM na coordenação com todos os intervenientes para garantir a oferta de serviços integrados+ e com qualidade as PVHS e todos os doentes crónicos, para alem de apoiar o fortalecimento das componentes clínicas de outros programas como o TB e outras doenças não associadas ao HIV, sempre em estreita colaboração com todos os intervenientes.

Funções:

  • Apoiar os SSCM na implementação e monitoria das diferentes abordagens e estratégias desenhadas e orientadas pelo MISAU, através do Programa Nacional de Combate as ITS/HIV (PNC ITS HIV), garantindo a integração efectiva e com qualidade, de todos os serviços prestados aos utentes HIV/SIDA nas actividades de rotina das Unidades Sanitárias incluindo a atenção aos adultos, pediatria e PTV principalmente em serviços de testagem, oferta da PrEP, oferta de TARV, actividades colaborativas TB/HIV, ligação com a comunidade nas diferentes vertentes incluindo as actividades no sector laboral.
  • Apoiar a SSCM na planificação, implementação e monitoria ao nível provincial, distrital e da unidade sanitária, de visitas de supervisão, apoio técnico, etc, para auxiliar a garantia da padronização e de qualidade dos serviços oferecidos.
  • Apoiar na planificação, implementação e monitoria do CoAg directo entre os SSCM e o CDC incluindo o reporte trimestral de acordo com as normas do doador. • Coordenar e participar de forma activa nas visitasintegradas dos SSCM, do MISAU (nível central), doadores e outras entidades e garantir a monitoria das recomendações.
  • Participação nos encontros de retro informação do nível central e cumprimento das orientações deixadas.
  • Avaliar e monitorar as estratégias em curso para o alcance das metas 95/95/95 e sempre que possível apresentar os desafios achados e propor novas acções para o alcance das mesmas;
  • Apoiar a preparação da participação dos SSCM nas reuniões nacionais dos programas incluindo na identificação de boas práticas a partilhar, preparação das apresentações e seguimento das matrizes destas reuniões.
  • Apoiar na implementação do programa provincial de melhoria de qualidade incluindo a realização de tutorias externas.
  • Oferecer apoio técnico para as atualizações e avanços no manejo de doenças crónicas, desenvolver programas adaptados, planificar e apoiar na realização de avaliações sistemáticas.
  • Apoiar a implementação de actividades de capacitação dos Recursos Humanos através de formação continua, tutoria e mentoria.
  • Apoiar o Médico Chefe Provincial na coordenação com as ONG baseadas na Província, assim como com os doadores e apoiar a realização das reuniões de planificação dos parceiros da área de saúde da Província.
  • Apoiar a coordenação das reuniões do Grupo Técnico Provincial de ITS/HIV/SIDA da Cidade de Maputo de modo a fortificar a coordenação da implementação das actividades entre os diferentes intervenientes e garantir que as mesmas aconteçam de forma periódica.
  • Apoiar a coordenação do Grupo Técnico de Medicamentos Provincial de modo a garantir a sua periodicidade, assim como o seguimento da matriz dos encontros, por forma a manter a cadeia de abastecimento fluida e a monitoria de medicamentos e insumos dentro dos padrões da CMAM.
  • Apoiar na identificação, documentação e partilha de boas práticas, na elaboração e implementação de protocolos de pesquisa operacional e na participação dos SSCM em reuniões e conferencias para divulgação das mesmas.
  • Partilhar o plano de actividades com o Médico Chefe e com a contraparte técnica do parceiro clínico de implementação.Partilhar atempadamente com o Médico Chefe e com o Parceiro clínico de apoio na implementação, quaisquer constrangimentos e/ou necessidades identificadas a nível da SSCM/DMCM de modo a coodenar os mecanismos de apoio por parte do parceiro.
  • Coordenar as actividades a realizar e partilhar mensalmente o, relatório de actividades realizadas com contraparte técnica do parceiro.
  • Apoiar na implementação do pacote de actividades para o sector laboral e outras instituições publicas e privadas incluindo instituições de ensino (Universidades, Institutos e escolas profissionais, etc) de acordo com as orientações do MISAU.

Qualificações:

  • Licenciatura em Medicina;
  • Pelo menos 5 anos de experiência clínica e de gestão do programa de HIV.
  • Experiência em trabalhar no Serviço Nacional de Saúde será uma vantagem.
  • Experiência na gestão de equipes incluindo tutoria e formação continua, será uma vantagem.

Formas de candidatura:

Os candidatos interessados deverão levantar os Termos de Referências para as vagas acima nos escritórios do CCS sede situados no endereço abaixo, ou alternativamente solicitar pelo email recepcao@ccsaude.org.mz, até ao fim do dia 25 de Junho de 2024:

  • Escritório da Cidade de Maputo, Rua Damião de gois n 279 r/c Maputo

A data de encerramento da apresentação das candidaturas é a dia 28 de Junho de 2024, e os candidatos devem apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser ativamente consultadas, para: recursoshumanos@ccsaude.org.mz, indicando o nome da posição a que se candidata, ou alternativamente, podem depositar as candidaturas nos endereços acima mencionados. Somente os candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.

O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos poderão acionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:

  • Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
  • Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e
  • Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz