A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) pretende recrutar um (1) Consultor para a Elaboração de um Estudo com Vista a Contribuir para uma melhor adesão ao TARV em Mulheres HIV + entre 18 a 35 anos.
Contexto
A AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é assegurar a melhoria da saúde sexual, reprodutiva e direitos de adolescentes, jovens e pessoas em situação de maior vulnerabilidade, incluindo imigrantes e outras populações chave. Fundada em 1989, a AMODEFA é líder na abordagem sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, e presidiu por 5 anos o Secretariado Executivo da Coligação para a Eliminação das Uniões Prematuras – CECAP, onde atualmente é membro do Comité de Coordenação da Coligação.
A AMODEFA no âmbito do cumprimento do Pilar 3, do seu Plano Estratégico 2023 – 2028, “Solidariedade para Mudança”, na Área Estratégica de Apoiar Movimentos Sociais, com vista a construção de parcerias estratégicas, inovar e partilhar conhecimentos, hospeda o programa We Lead, financiado e com o apoio técnico da Hivos.
We Lead é um novo programa, inspirador, inovador e poderoso que visa melhorar os direitos e saúde sexual e reprodutiva das jovens mulheres (DSSR). Centra-se em quatro grupos específicos de jovens mulheres: (i) as que vivem com HIV; (ii) as mulheres com deficiências; (iii) as que se identificam como lésbicas, bissexuais, trans, ou intersexo, e (iv) as que são afetadas pelo deslocamento. O programa coloca estas jovens como detentoras de direitos no lugar do condutor, enquanto as apoia para fazer mudanças sustentáveis para o exercício dos seus DSSR.
Objectivos da Pesquisa
O objectivo Geral:
- Contribuir para uma melhor compreensão dos factores que concorrem a adesão ao TARV nas mulheres HIV+ entre 18 a 35 anos na cidade de Maputo e Matola.
Especificamente:
- Listar as vantagens da abordagem testar e iniciar;
- Analisar a eficácia da abordagem testar e iniciar;
- Compreender os factores que contribuem para a aderência a esta abordagem do testar e iniciar;
- Elaborar um conjunto de recomendações gerais e das acções a serem levadas a cabo pelo CoA mediante os resultados do estudo.
Resultados/ Produtos Esperados
- Espera-se com o Estudo contribuir para uma melhor adesão ao TARV pelas mulheres HIV+ entre 18 a 35 anos;
- Trazer a opinião dos beneficiários do testar e iniciar em relação a abordagem;
- O Relatório deve apresentar amostras desagregando idades, por tabelas e ou dados ilustrativos e trazer uma comparação entre a informação oficial e as evidências das constatações no terreno;
- Listar os benefícios da abordagem testar e iniciar para o grupo alvo da amostra;
- Levantar os principais fatores motivacionais para aderência da abordagem testar e iniciar
- Levantar os desafios enfrentados para esta abordagem pelos beneficiários, provedores e pelas unidades sanitárias.
Duração da Pesquisa
- A pesquisa terá a duração de quarenta e cinco dias (40 dias) com início a 20 de Novembro de 2024.
Requisitos
Perfil do/a Consultor/a
- Grau de Mestrado (mínimo);
- Ter pelo menos cinco (05) anos de experiência em consultorias nas áreas de saúde, social, económica e política;
- Ter conhecimentos nas áreas de Direitos de Saúde Sexual e Reprodutiva (DSSR), ITSs, HIV e Sida e Género, é primordial;
- Domínio da abordagem Testou e Iniciou o tratamento TARV;
- Excelente capacidade analítica e de redação;
- Facilidade de trabalhar em equipa e ser flexível;
- Cumprir com os prazos estabelecidos;
- Disponibilidade imediata;
Apresentação de Propostas
O processo é realizado no âmbito do concurso público. As pessoas individuais ou entidades interessadas deverão enviar:
- Curriculum Vitae;
- Proposta Técnica e Financeira (considerando todos os impostos e despesas incorridas na realização da facilitação).
Para se candidatar a esta vaga visite: https://emprego.mmo.co.mz/vaga/para-consultor-para-a-elaboracao-de-um-estudo-amodefa/
-
Data de validade: novembro 19, 2024
-
Localização: Moçambique
Nota: Indicar no assunto “Estudo com vista a melhorar a adesão ao TARV”- AMODEFA. Apenas serão contactados os candidatos que reunirem os requisitos. A AMODEFA reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar solicitações atrasadas ou de cancelar o presente convite parcial ou totalmente. A AMODEFA não arcará com os custos incorridos por qualquer solicitante na preparação e envio de manifestações de interesse.