O FC Porto voltou a sorrir na I Liga, esta segunda-feira, ao vencer o Gil Vicente (0-2), numa deslocação até Barcelos, que permitiu o regresso ao topo do campeonato, ao lado de Sporting, Sporting de Braga, Famalicão e Moreirense.
Num primeiro tempo equilibrado, o conjunto de Francesco Farioli colocou-se a vencer aos 20 minutos, com o golo inaugural de Victor Froholdt, pouco antes de Samu Aghehowa abandonar o relvado em lágrimas, devido a lesão.
Logo após o regresso dos balneários, Pepê tranquilizou os dragões com o segundo golo (47′) e o marcador não viria a sofrer mais alterações até ao apito final, pelo que o treinador italiano conseguiu, assim, ‘corrigir’ os resultados negativos de Sérgio Conceição e Vítor Bruno nas últimas duas deslocações ao reduto dos gilistas.
Victor Froholdt festejou e Samu Aghehowa chorou
Forçado a mexer no onze inicial, por comparação ao triunfo frente ao Vitória SC (3-0), Francesco Farioli lançou Zaidu Sanusi para o lugar do lesionado Martim Fernandes, enquanto César Peixoto trocou apenas Mohamed Bamba por Zé Carlos na equipa titular.
Se é verdade que os reforços espanhóis Borja Sainz e Gabri Veiga foram os primeiros a criar perigo junto da baliza de Andrew Ventura, também é um facto que Sergio Bermejo tentou assustar Diogo Costa num livre direto, até que se gritou golo pouco depois… do FC Porto.
Aos 20 minutos, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Gabri Veiga, Victor Froholdt apareceu ao primeiro poste e, de costas, cabeceou para o fundo das redes, gerando a ‘loucura’ total junto ao topo onde se encontravam os adeptos do clube azul e branco, no Estádio Cidade de Barcelos.




