Num jogo com final frenético, o Marselha, reduzido a 10 desde os cinco minutos, por expulsão do argentino Leonardo Balerdi, por acumulação de amarelos, resgatou três pontos nos descontos com uma ‘bomba’ do inglês Jonathan Rowe.
O Lyon marcou pelo croata Duje Caleta-Car, aos 53 minutos, falhou um penálti por Alexandre Lacazette, aos 45+7, mas o Marselha deu a volta com golos vindos do banco pelo espanhol Pol Lirola, aos 69 minutos, e pelo suíço Ulisses Garcia, aos 82.
O melhor do encontro estava reservado para o período de descontos, com o Lyon a empatar por Rayan Cherki, aos 90+3 minutos, e com o inglês a fazer o 3-2 e a arrancar os três pontos e a liderança, com um pontapé forte, aos 90+5.
O Mónaco, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, também tirou partido do deslize do Paris Saint-Germain e, com uma vitória por 3-1 frente ao Le Haver, passou a integrar o trio de comandantes, com os mesmos 13 pontos.
Após ter derrotado o FC Barcelona (2-1), na quinta-feira, para a ‘Champions’, também adversário do Benfica, o Mónaco venceu com golos de Jordan Tese (nove minutos), Elisse Ben Seghir (66) e Folarin Balogur (70). Daler Kuzyaev marcou aos 30 minutos para o Le Havre.
O Brest, do português Mathias Pereira Lage, que esteve na assistência para o primeiro golo, venceu em casa por 2-0 o Toulouse, com golos de Mama Baldé, aos 21 minutos, e Romain Faivre, aos 90+1.
O Toulouse, que falhou a conversão de uma grande penalidade pelo marroquino Zakaria Aboukhlal, aos 35 minutos, que podia valer o empate, segue no 13.º lugar, com cinco pontos, enquanto o Brest é 11.º, com seis.
No fundo da tabela, o Montpellier venceu em casa por 3-2 o Auxerre, alcançando o seu primeiro triunfo no campeonato gaulês, ao fim de três derrotas e um empate, numa partida em que esteve a perder e por duas vezes empatado.
O costa-marfinense Hamed Traoré colocou o Auxerre em vantagem, aos 18 minutos, mas o Montpellier deu a volta com golos de Akor Admas, aos 65, e do maliano Modibo Sagnan, aos 71.
O japonês Ado Onaiwu empatou a 2-2 para o Auxerre, aos 72 minutos, mas o Montpellier voltou à vantagem, três minutos volvidos, com novo golo de Akor Adams (3-2), que sentenciou o encontro.
O Montpellier segue no 15.º lugar, com quatro pontos, enquanto o Auxerre, que somou a quarta derrota consecutiva, ocupa o 16.º posto, com três, em igualdade pontual com o Saint-Étienne (17.º) e com mais um do que o último Angers (18.º).
O Angers, que persegue a primeira vitória, empatou a 1-1 na receção ao Nantes, que se adiantou por Johann Leperant, aos 18 minutos, mas a vantagem durou apenas seis minutos até ao golo do argelino Himad Ahdeli, aos 24, de penálti.
O Nantes ocupa a quinta posição, com oito pontos, a um do Lens, quarto, enquanto o Angers, que é a única equipa que ainda não venceu para o campeonato, é 18.º e último posicionada, com dois.