Pedro Gonçalves arrancou esta nova temporada a todo o gás e tem sido a principal figura do Sporting. Ao cabo dos três primeiros jogos de 2024/25, o camisola 8 dos leões contabiliza quatro golos e três assistências, números categóricos que ‘reclamam’ uma oportunidade junto de… Roberto Martínez.
O selecionador nacional encontra-se, por esta altura, a estudar os nomes que irá chamar no próximo dia 30 de agosto para ‘atacar’ as primeiras duas jornadas da Liga das Nações, poucas semanas após ter sido eliminado do Euro’2024, nos quartos de final, diante de França, e adivinham-se novidades.
O fim de uma grande competição de seleções costuma ser sinónimo de renovação, mas fica a dúvida quanto ao que vai Martínez fazer, de facto, para dar outra dimensão à seleção portuguesa, sendo que já ‘ignorou’ por diversas vezes os números de Pote no Sporting, optando por outros jogadores cujo rendimento era evidentemente inferior e que, muitas vezes, poucos minutos de jogo tinham nas pernas.
De resto, o selecionador nacional chegou mesmo a dizer que Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, outro jogador do Sporting, “tiveram azar”, sendo esse, por exemplo, o motivo que o levou a não convocar ambos para o Euro’2024.
“Não foi possível entrar na lista do Europeu se não fez parte da seleção nos últimos seis estágios. Temos muitos jogadores e um apuramento impecável. Temos decisões difíceis e que precisamos de tomar para ter uma equipa equilibrada e ter todas as opções que precisamos. Claramente acho que o Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época execional, mas tiveram azar porque o estágio de março era importante para eles”, explicara o selecionador nacional, no passado dia 21 de junho.
Trincão também espreita chamada
A lesão grave, já confirmada pelo PSG, de Gonçalo Ramos abre uma vaga no ataque de Portugal, sendo certo que não existe, à partida, nenhum ponta de lança no panorama atual que possa, de facto, ser uma alternativa ao jovem goleador do campeão francês. Ainda assim, a vaga está em aberto e por isso tanto Pedro Gonçalves como Trincão podem ser chamados.
Outros casos ‘bicudos’ são os de João Félix, que parece cada vez mais perto de regressar ao Chelsea, e o de Francisco Conceição, que está lesionado e cujo futuro no FC Porto não é um dado adquirido.
Falamos, assim, de várias dores de cabeça para Roberto Martínez, mas a bem da verdade não faltam outras soluções de luxo para o selecionador nacional arrancar a Liga das Nações, ante Croácia (5 de setembro) e Escócia (8 de setembro), da melhor maneira.