Aparceria de sucesso estabelecida entre Sérgio Conceição e Vítor Bruno teve um final inesperado. Depois de tantas conquistas partilhadas, os dois técnicos seguiram caminhos distintos no final da temporada passada e fizeram-no de ‘costas voltadas’, com acusações de traição à mistura. Se Conceição continua à procura do seu próximo desafio, certo é que a comandar o FC Porto na próxima época vai estar o seu anterior adjunto, naquele que será o primeiro desafio como treinador principal.
Numa entrevista ao Desporto ao Minuto, João Afonso, defesa que foi treinado por Sérgio Conceição e Vítor Bruno, na época 2015/2016, ao serviço do Vitória SC, antecipa que os adeptos do clube azul e branco sejam “agradavelmente surpreendidos” e recordou a sua experiência com o novo timoneiro dos dragões.
“Eu costumava dizer que ele tem uma grande memória. Ele conseguia perceber, de semana para semana, o que cada jogador tinha feito no jogo anterior. Ficou sempre responsável por transmitir a cada um as situações de organização, de jogadas estudadas, de espaços que as equipas poderiam abrir para serem exploradas no jogo seguinte… Ele exemplificava tudo em cada posição do campo, mesmo quando as situações variavam muito de jornada para jornada”, começou por dizer.
O defesa, agora com 34 anos, também destacou que Vítor Bruno sempre teve “um conhecimento brutal” do que cada atleta podia dar à equipa e que o novo treinador do FC Porto é “metódico, muito interessado” e alguém que “nunca perde a atenção e o foco”.
“Tem muitos conhecimentos táticos e ‘bebeu’, certamente, do trabalho com o Sérgio Conceição. Eles ajudaram-se mutuamente, cresceram juntos ao longo destes anos juntos e aprenderam um com o outro. Estou curioso para ver o que ele vai fazer e quero ver que postura terá em questões de liderança, porque na parte que lhe pertencia ele era muito interventivo, mas, depois, era o Sérgio que assumia o comando quando era preciso dar feedbacks mais individuais”, acrescentou.
João Afonso também não poupou elogios a Sérgio Conceição, que diz ter sido “o melhor treinador” com quem trabalhou no aspeto relacionado com a leitura de jogo. “Aprendi a dar valor ao pormenor, ele é muito metódico e dá uma importância gigantesca aos detalhes”, completou o jogador.
Conceição, diz ainda o central, “procura trabalhar as melhores características de cada jogador, de forma a a potenciá-los ao máximo”. “Acaba por beneficiar os atletas e a equipa também beneficia disso”, concluiu.
João Afonso, na temporada passada, jogou pelo Torreense. No currículo soma passagens por Vitória SC, Estoril, Córdoba e Santa Clara.