Aí está mais uma página de ouro na história do ténis português. Foi com uma exibição irrepreensível que Nuno Borges alcançou, este domingo, o seu primeiro primeiro título num circuito ATP. Na final do torneio de Bastad, na Suécia, o português foi implacável e venceu o espanhol Rafael Nadal por dois sets a zero (6-3 e 6-2),
Depois de ter alcançado a sua primeira final de um torneio ATP, o tenista português procurava ir ainda mais longe neste sonho. Pela frente, o maiato tinha um dos nomes grandes da modalidade. Nadal tem no currículo 22 títulos de Grand Slam e maior campeão de todos os tempos em terra batida.
Porém, o maiorquino, de 38 anos, estava há muitos anos arredado de duelos decisivos. Nadal chegou à a sua 131.ª final da carreira, mas primeira desde junho de 2022, a data do seu 14º e último título em Roland Garros.
A tarefa era hercúlea para Nuno Borges, mas nem o histórico do rival assustou o português, que repetiu os feitos dos compatriotas Frederico Gil, João Sousa e Pedro Sousa com a chegada a esta final de um torneio ATP. O luso brilhou diante de Nadal e não teve qualquer tipo de dificuldades para vencer diante de Rafael Nadal, num encontro que durou uma hora e 27 minutos.
Com este triunfo, o tenista da Maia vai subir ao 42.º lugar do ranking ATP. Além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, o maiato tornou-se apenas o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).