O Comité Disciplinar da UEFA determinou que o polémico gesto feito por Jude Bellingham no jogo dos oitavos de final do Euro’2024, contra a Eslováquia, não merece uma sanção desportiva, decisão que não se repete no caso de Demiral. O defesa turco comemorou o seu segundo golo diante da Áustria com um gesto igualmente controverso que, por outro lado, lhe valeu dois jogos de suspensão.
Em relação a Bellingham, no centro da discussão está o momento em que o médio inglês agarrou os genitais, com o jogador a justificar que tudo não passou de uma “brincadeira para alguns amigos”.
A UEFA, depois de avaliar o caso, decidiu não suspender o atleta do Real Madrid, ainda que não tenha deixado de multá-lo em 30 mil euros. Caso volte a repetir o gesto, Bellingham arrisca-se a ficar de fora do jogo seguinte pela seleção inglesa.
No caso de Demiral, a UEFA focou-se na comemoração feita no segundo golo do defesa, em que o mesmo simulava cornos com as duas mãos, gesto que está associado à extrema-direita na Turquia. Dado que existe uma referência política, o regulamento disciplinar dita a suspensão de dois jogos, com efeito imediato. Dessa forma, Demiral ficará de fora no jogo da Turquia nos quartos de final, diante dos Países Baixos, já este sábado. Caso a seleção avance na competição, o jogador voltará a não poder participar.