Durante esta semana, Geovany Quenda foi um dos grandes nomes da seleção sub-17 na Ronda de Elite para o acesso ao Europeu da categoria. Jogou de forma sensacional e até marcou um golo de livre à Alemanha, no último compromisso, nesta terça-feira.
Um golo que chama a atenção para o trabalho desenvolvido pelo jovem extremo esquerdino de 16 anos, que já atua pela equipa B do Sporting, a última ‘etapa’ da formação.
O jornal O Jogo escreve nesta quarta-feira que Geovany Quenda será aposta de Rúben Amorim na próxima temporada, sendo que o jovem já treinou algumas vezes com a equipa principal e esteve convocado para jogos. Não seria a primeira vez que Amorim aposta em jovens de 16 anos (lembre-se o caso de Dário Essugo).
O mesmo jornal adianta que Quenda tem sido seguido por clubes de Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha, pelo que o interesse de ‘tubarões’ também indica a qualidade do jogador, que tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Curiosamente, Quenda já atuou pelo Benfica, entre 2017 e 2019. Destacou-se no Damaiense e foi recomendado por Eliseu, antigo lateral, ao clube da Luz. Mudou-se para a Academia Cristiano Ronaldo em 2019/20.
Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Nélson Pereira, antigo guarda-redes do Sporting, destacou recentemente o talento de Quenda:
“É um virtuoso do futebol. Um miúdo com qualidade, objetivo, desequilibrador. Tem de ser dar mérito ao Rúben Amorim porque já o levou a jogo, não o colocou em campo. Está a dar-lhe os degraus que tem de subir. Isso é bom para jogadores bastante jovens, porque depois pode haver um deslumbramento. Mesmo com o Celikkaya, vai algumas vezes para o banco. Há aqui algumas cautelas para não queimar etapas”