Com um jogo defensivo forte no último quarto, o Boston Celtics venceu o Atlanta Hawks por 128 a 120 e garantiu a classificação às semifinais do Leste. O desfecho da partida da noite desta quinta-feira, na State Farm Arena, em Atlanta, fez justiça ao time de segunda melhor campanha da conferência, que conseguiu crescer em quadra na hora certa e soube confirmar o favoritismo. Os Haws valorizaram a série e fizeram uma partida extremamente equilibrada, mas nos minutos finais os Celtics fecharam o garrafão e viram seus principais nomes brilharem.
O Boston finalizou a série contra o Atlanta em 4 a 2 e agora terá como adversário nas semifinais da Conferência Leste o Philadelphia 76ers, que varreu o Brooklyn Nets.
Jayson Tatum foi o grande destaque dos Celtics. Com 30 pontos e 14 rebotes, ele foi fundamental para o crescimento da equipe no último quarto, quando a defesa fechou o garrafão e manteve o ataque eficiente. Jaylen Brown, com 32 pontos, também foi importante, assim como Al Horford com 12 rebotes. Pelo lado do Atlanta, Trae Young foi o responsável por prolongar o sonho da classificação. Ele teve uma ótima apresentação e anotou 30 pontos.
O jogo
As ações em quadra combinavam com a série do Oeste. Atlanta e Boston protagonizaram um início de partida extremamente equilibrado. Na metade do primeiro quarto, o elenco mais entrosado do Celtics impôs um ritmo de jogo que só a principal estrela do Hawks foi capaz de parar. Trae Young anotou três bolas de 3 pontos, somou 18 pontos na primeira parcial e zerou o relógio com o placar em 35 a 34 para os adversários.
Trae seguiu quente no segundo quarto e, apoiado das ótimas estatísticas dos companheiros, como Onyeka Okongwu com 6 rebotes e Dejounte Murray com 7 assistências, deixou o Atlanta em vantagem na partida. Jayson Tatum, no entanto, pegou importantes rebotes para o Boston e deixou Jaylen Brown livre para se destacar nos arremessos. O jogo voltou a ficar bastante equilibrado e foi para o intervalo novamente com os Celtics à frente: 68 a 67.
Quando o relógio marcava 8:00 para o fim do terceiro quarto, já havia acontecido quatro trocas de lideranças no placar. Trae Young seguiu como o principal nome do Atlanta nos arremessos, com boas infiltrações, mas agora tinha em Clint Capela a ajuda nos rebotes. Jaylen Brown foi quem não deixou os Hawks descolarem no placar. A estrela do Boston se manteve efetivo nos tiros de longa distância, mas o Atlanta encerrou a parcial à frente: 100 a 98.
Os Hawks sabiam que o último quarto valia a sobrevivência nos playoffs e apostaram tudo no sistema defensivo. Nos primeiros minutos da parcial, foi um festival de tocos do Atlanta que assustou o ataque do Boston. O jogo voltou a ficar equilibrado, com o placar igual. Mas faltando três minutos para o fim da partida, uma cesta de 3 pontos do experiente Al Horford iniciou uma sequência impressionante dos Celtics.
A defesa se fechou, Jaylen Brown roubou bolas importantes, Jayson Tatum liderou jogadas e rapidamente a equipe colocou 8 pontos de diferença. Não havia mais tempo para uma reação de Atlanta, que se despediu diante da sua torcida ao perder por 120 a 128 e valorizou demais a vaga às semifinais da Conferência Leste conquistada pelos Celtics.