Oprograma ‘Juízo Final’ da Sport TV, emitido esta quinta-feira, contou com a análise de vários jogos com casos polémicos nas últimas jornadas da I Liga, destacando-se o Clássico, com o triunfo do Sporting frente ao FC Porto (2-0), referente à 14.ª jornada do campeonato português, no passado dia 18 de dezembro.
Já à beira do intervalo, Viktor Gyokeres festejou um bis frente ao rival, num lance festejado de forma efusiva em Alvalade que acabaria por ser… anulado.
O videoárbitro Hugo Miguel chamou Nuno Almeida para analisar um toque de Eduardo Quaresma sobre João Mário, antes da assistência para o golo do sueco, sendo que o árbitro da partida acabou por identificar como faltosa a ação do defesa dos leões (quando corria em direção à área), invalidando o 2-0 aos 44 minutos.
Eis o diálogo entre Nuno Almeida (árbitro) e Tiago Martins (VAR) num dos lances mais polémicos do Clássico do passado dia 18 de dezembro:
“VAR: Nuno, daqui VAR. Sugiro que venhas à zona de revisão por causa de uma falta na fase de ataque. O jogador [Eduardo Quarema] quando passa por trás do defesa [João Mário] rasteira e impede-o de continuar na jogada e depois vai ganhar vantagem disso a disputar a bola.
Árbitro: Ok.
VAR: Aqui. Para. Aqui é o contacto. Agora vou por o movimento e dar uma câmara aberta.
Árbitro: Ok.
VAR: Rasteira [o João Mário] e impede-o que vá disputar o lance.
Árbitro: Estou totalmente de acordo contigo. Falta. Vou reverter a decisão.”