Em um jogaço na noite desta segunda-feira na Califórnia (já madrugada de terça no Brasil), o Los Angeles Lakers derrotou em casa na prorrogação o Memphis Grizzlies por 117 a 111 (104 a 104 no tempo normal) e ficou a um triunfo de passar às semifinais da Conferência Oeste. Mais uma vez, LeBron James assumiu o leme e conduziu o time da casa, que fez 3 a 1 no confronto. Podendo ser decisivo, o próximo encontro será na quarta no Tennessee. e somente a vitória interessa aos Grizzlies.
O grande (e muito suado) resultado obtido pelos locais se deve, em especial, ao talento e liderança de LeBron. A fera ditou o ritmo nos momentos decisivos e foi o cara da partida. King James assinou com um duplo-duplo de 20/20 (pontos e rebotes), além de 7 assistências e dois tocos. O cestinha dos locais, no entanto, foi Austin Reaves com 23. D’Angelo Russell (17) e Jarred Vanderbilt (15) também estiveram bem. Mesmo com desempenho abaixo de seu normal e, termos de ataque, Anthony Davis contribuiu com um duplo-duplo (12 pontos e 11 rebotes), quatro bloqueios e dois desarmes, conseguindo um tapinha e um toco importantíssimos no fim do jogo.
Os Grizzlies tiveram em Desmond Bane o seu grande nome, apesar de o bom armador ter desperdiçado ataques cruciais na reta final. Bane fechou como o principal pontuador em quadra com 36 pontos. Sentindo um problema na mão direita, Ja Morant não estava 100%, mas ajudou com 19 e mais 7 assistências. Destaque também para o ótimo desempenho de Jaren Jackson Jr, dono de 14 pontos, igual número de rebotes e 5 tocos.
O jogo
As equipes fizeram um duelo aberto já nos dois primeiros quartos. Os Lakers levaram a melhor por 6 pontos nos 12 minutos iniciais (29 a 23), porém os visitantes responderam no período seguinte e reduziram o prejuízo para somente 2 na ida para o intervalo. Todos com 11 pontos, LeBron, Vanderbilt e Reaves lideravam a vitória parcial por 54 a 52 do time californiano, enquanto Bane (13) e Jackson (10) apareciam como os melhores no Memphis.
Motivados pelo crescimento de produção, os Grizzlies mantiveram o ritmo e pontearam o terceiro quarto, virando o marcador para 85 a 81 e jogando a bronca para cima dos locais, que tinham Davis em noite pouquíssimo inspirada nos arremessos.
Cientes de que a vitória seria imprescindível na luta pela vaga, os Lakers foram com tudo para os 12 minutos finais. Apostando nos chutes de Russell, os donos da casa apertaram e tornaram a passar à frente, porém, com Bane e Morant acelerando, o Memphis retomou a dianteira e ficou muito perto da vitória, vencendo por 104 a 102 restando 6s1 para o fim. Como não poderia ser diferente, o ataque derradeiro dos Lakers ficou nas mãos de Lebron, que partiu para dentro e levou o embate para a prorrogação.
Parecendo sentir a pressão, a dupla de destaques do Memphis passou a se precipitar nos ataques, e o Los Angeles aproveitou. Com LeBron James chamando o jogo, a franquia californiana descolou no minuto final e liquidou a parada, ficando agora a apenas mais uma vitória de avançar às semifinais do Oeste.