Para uns, ser campeão nacional é um sonho. Para outros, é um objetivo. Todos os clubes até podem ser candidatos desde a primeira jornada, mas em Portugal, historicamente, há três que se destacam, sobretudo atendendo ao poderio financeiro. Esta época, o Sporting foi a melhor equipa da I Liga e ganhou a corrida, na antepenúltima jornada, aos rivais Benfica e FC Porto. E o resto?
As águias já garantiram a segunda posição do campeonato, pelo que terão acesso às pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, algo que só se tornaria numa passagem direta à fase de grupos se o Bayer Leverkusen conquistasse a Liga Europa, abrindo uma vaga direta em Portugal. Já o FC Porto, tenta fechar um ano algo atribulado, tendo em conta a mais recente troca entre Pinto da Costa e André Villas-Boas na direção, na última vaga do pódio, com acesso direto à fase de grupos da Liga Europa.
Já no que toca às contas da descida para a II Liga, o Vizela já foi ‘condenado’ e o Desportivo de Chaves dificilmente escapará à queda direta, sendo que, relativamente à ‘escapatória’ do playoff, há ainda mais cinco clubes em perigo. Mas vamos por partes.
Pódio fica fechado na próxima jornada?
Com apenas mais duas rondas por disputar, as contas na Europa não são muito difíceis de se fazer, de tal forma que o FC Porto até pode já garantir a terceira posição, na penúltima jornada. Para isso, os dragões (66 pontos) terão de bater o Boavista no dérbi da Invicta e o Sporting de Braga (65) não pode pontuar no dérbi do Minho, em casa do Vitória SC (60). Aí, a distância passaria a ser de quatro pontos. Caso o conjunto de Sérgio Conceição ganhasse, mas visse os bracarenses a pontuar, então tudo ficaria adiado para a última jornada, precisamente num duelo direto na Pedreira.
O Sporting de Braga, para além de ter condições de lutar pelo terceiro lugar, defende, ainda, a quarta posição (com acesso às pré-eliminatórias da Liga Europa) do seu eterno rival, pelo que todo e qualquer resultado que não seja uma derrota em Guimarães seria sinónimo de que não cairia do top4, face à atual distância de cinco pontos.
Vitória SC e Sporting de Braga disputam o escaldante dérbi minhoto no próximo sábado, precisamente 24 horas antes de o FC Porto poder (ou não) garantir um lugar no pódio, no dérbi da Invicta, diante do Boavista.© Gonçalo Delgado/Global Imagens
Já o Vitória SC, após uma jornada em que viu os rivais diretos a ‘fugir’, deixou de ter hipóteses de lutar pelo pódio, mas ainda mantém a esperança na quarta posição. Para isso, a equipa de Álvaro Pacheco está obrigada a vencer o dérbi e o Arouca – o que daria 66 pontos -, torcendo, ainda, para que o conjunto de Rui Duarte não vença o FC Porto (que até já poderá ter o pódio garantido, reunindo o foco para a final da Taça de Portugal). De resto, não ir além do quinto posto conduzirá a uma nova ida às pré-eliminatórias da Liga Conferência Europa.
Logo a seguir ao emblema azul e branco e aos dois rivais minhotos, surgem Moreirense (49) e Arouca (46), que batalham entre si por um honroso sexto lugar, sem qualquer ligação às competições europeias, dado que tal ambição deixou de ser cenário ainda no passado mês de abril.
Calendário do FC Porto: Boavista (casa) e Sporting de Braga (fora)
Calendário do Sporting de Braga: Vitória SC (fora) e FC Porto (casa)
Calendário do Vitória SC: Sporting de Braga (casa) e Arouca (fora)
Afinal, quem desce?
Nesta equação já não estão só três clubes, mas sim meia dúzia, pelo que os cenários são múltiplos. Famalicão, Farense, Rio Ave e Casa Pia ‘fugiram’ recentemente às contas da descida, enquanto Gil Vicente (33), Estoril (33), Boavista (31), Estrela da Amadora (30), Portimonense (28) e Desportivo de Chaves (23) ainda jogam pela vida no principal escalão do futebol português. Importa ressalvar que, dos seis, os primeiros quatro já se livraram do cenário de descida direta, mas não da vaga do playoff da manutenção.
No que toca aos gilistas e aos canarinhos, um empate na penúltima jornada, diante de Farense e Sporting, respetivamente, deixa ambos a respirar de alívio, mas a verdade é que, até mesmo em casa de derrota, poderão ficar salvos, se o Portimonense, atualmente no antepenúltimo posto, não derrotar o Rio Ave – nesse cenário, ao Boavista bastaria um ponto no Dragão para arrumar a questão de vez.
Desportivo de Chaves e Portimonense são as equipas que se encontram em zona vermelha neste momento, a par do já despromovido Vizela.© Liga Portugal
Já o Estrela da Amadora, junta-se ao leque de sobreviventes, sem recorrer à calculadora, se triunfar em Vizela e se os algarvios não vencerem. Ainda assim, um empate no Minho até poderá garantir a ‘fuga’ à antepenúltima posição, mas, para isso acontecer, será preciso o Portimonense ser derrotado, o que deixaria a diferença em três pontos, com vantagem no confronto direto para os tricolores. Mesmo em cenário de igualdade pontual (31 pontos) entre Boavista, Estrela e Portimonense, o conjunto da Amadora sorriria tranquilamente nessa espécie de ‘liguilha’ (venceu dois e empatou dois) e a vaga que ninguém quer seria decidida com base no critério da diferença de golos entre axadrezados e algarvios.
Contudo, há ainda um Desportivo de Chaves a lançar as ‘cartadas’ que tem pela frente, embora as probabilidades sejam altamente reduzidas, uma vez que os flavienses estão obrigados a bater o Famalicão e o campeão Sporting, esperando, ainda, pelas derrotas do Portimonense, diante de Rio Ave e Farense. Nesse cenário, o conjunto de Moreno Teixeira teria uma chance no playoff de manutenção e a equipa de Paulo Sérgio acompanhava o já despromovido Vizela à II Liga. Qualquer outro desfecho que não este dita a descida direta do emblema transmontano. O mais curioso é que, em todas estas lutas, não se verifica nenhum confronto direto nas duas derradeiras (e escaldantes) jornadas.
Calendário do Gil Vicente: Farense (casa) e Estrela da Amadora (fora)
Calendário do Estoril: Sporting (casa) e Moreirense (fora).
Calendário do Boavista: FC Porto (fora) e Vizela (casa)
Calendário do Estrela da Amadora: Vizela (fora) e Gil Vicente (casa)
Calendário do Portimonense: Rio Ave (casa) e Farense (fora)
Calendário do Desportivo de Chaves: Famalicão (casa) e Sporting (fora)
Calendário do Vizela: Estrela da Amadora (casa), Boavista (fora)