O Real Madrid emitiu um duro comunicado a criticar o árbitro Martinez Munuera por realizar uma “redação negligente do relatório” do jogo Osasuna-Real Madrid, onde não estão presentes cânticos “vexatórios” dirigidos a Vinicius Jr., extremo brasileiro que tem sido alvo de vários episódios de racismo em Espanha.
Na ata, Martínez Munuera explicou as razões da sua advertência, com um cartão amarelo, a Vinicius: “Aos 43 minutos, o jogador (7) Vinicius José De Oliveira Do Nascimento foi advertido pelo seguinte motivo: Por protestar contra uma das minhas decisões”.
Os madridistas queixam-se pelo facto do árbitro ter incluído apenas parte da história no seu relatório, omitindo as ofensas ao brasileiro. Ouviram-se cânticos vindos da bancada do El Sadar, casa do Osasuna, onde se ouvia “morre, Vinicius”.
O clube enviou uma queixa na passada sexta-feira, 15 de março, à Procuradoria Geral do Estado “contra os crimes de ódio e discriminação, pelos insultos racistas e odiosos” dirigidos ao futebolista brasileiro. Tanto “nas imediações do estádio olímpico de Montjuic” como “no estádio Metropolitano” do Atleti, “solicitando a identificação dos autores”. O Real Madrid aperta o cerco aos constantes ataques ao seu jogador.